CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1960 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1970 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1980 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1990 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2000 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2010 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2020

Filarmônica

FILARMÔNICA CENTENÁRIA
Segundo testemunhos de muitos anciãos Jataubenses, muito antes de nossa querida Jataúba ser considerada vila e também levar o nome de "Jatobá do Brejo", já existia, ainda que de forma precária, uma banda de fanfarra cujo nome futuramente seria: Banda Filarmônica São Sebastião.
Certamente não existe festa do interior sem esse tipo de banda (fanfarras), nisso, a banda em foco cumpriu a risca seu ofício, pois se mostrou e mostra-se presente nas maiores festas do nosso calendário festivo; principalmente na festa de São Sebastião, a qual carrega o nome no seu próprio estandarte, demonstrando nitidamente que seu nome é uma elevada homenagem ao santo.
A filarmônica São Sebastião faz parte de uma das sociedades beneficentes mais antigas de nossa terra e conseguiu com o tempo uma grande quantidade de associados. Os Jataubenses simplesmente se encantavam com os objetivos e a visão futura a qual a associação trazia.
Sempre eleitos de forma democrática, os presidentes escolhidos pela própria associação sabiam que tinham o compromisso social de entreter crianças e adolescentes, através dos ensinamentos musicais. A idéia era retirá-los das áreas de risco e ocupá-los com as aprendizagens da cultura musical.
A princípio a idéia deu muito certo, mas, o número de associados caiu muito nesses últimos anos.
Infelizmente a crise que atingiu a banda começou a se arrastar por um longo período, tanto que a organização resolveu mudar a presidência, a qual começou a ser adotada pela paróquia do município, tendo apoio total do padre Geraldo de Magela, administrador paroquial da época. Entre os anos de  2003 a 2006 o mesmo fez um grande movimento em prol do desenvolvimento da banda, mas infelizmente, a mesma não voltou a ser como era antes.
Viva praticamente através do esforço dos seus próprios membros e ainda de alguns associados, a Filarmônica dos dias atuais mostra sua fibra e raça por méritos praticamente próprios. Ainda ensaia e ensina música semanalmente, e assim, tenta manter seu objetivo inicial, realizando seus trabalhos na sua sede, a qual se localiza na Avenida José Lopes de Siqueira, no centro, uma das principais ruas da cidade.
Atemporalmente, desejamos a banda muito sucesso na sua jornada, que os bons tempos não apenas voltem, mas sejam permanentes dia após dia e que ela siga sempre, apesar das adversidades, cumprindo com honra sua majestosa missão.



***


Fonte: Pesquisas Diversas
Redação: Guto Mineiro - Blog Memória Jataúba