CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1960 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1970 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1980 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1990 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2000 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2010 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2020

Bandeira

BANDEIRA DE JATAÚBA
A figura que até hoje representa a bandeira do município de Jataúba foi criada em meados do ano de 1978, exatos 16 anos depois de sua emancipação politica. Diante da necessidade de expressar de forma simbólica as características primordiais da terra, a bandeira surgiu de um pedido do então prefeito da época: Severino Miguel dos Anjos.
No entanto, não há registros documentais que comprove que tal figura seja a bandeira oficial de Jataúba. Para isso, é necessário um projeto de lei discutido e aprovado pelos poderes legislativo e executivo.
Mesmo fora de sua oficialidade, o município considera há décadas o simbolo já tão conhecido como bandeira, utilizando-a inclusive em diversos setores: Escolas, secretarias, eventos e hasteamentos formais. O emblema conhecido como lábaro jataubense retrata os aspectos mais comuns do lugar, pontos genuínos que identificam os fatores significativos para o município nas décadas de 1960 e 1970.
A flâmula foi criada e idealizada por Abel Carlos de Araújo, conhecido por Abelzinho irmão de Tonza, (já falecido) e em parceria, confeccionada pela professora Bernadete Gomes (também já falecida).
Ele, natural de Jataúba, cursou Engenharia Agrônoma na Universidade Federal de Pernambuco e concursado, trabalhou nos municípios de Ouricurí, Triufo, Agrestina e Jataúba.
Ela, também cidadã jataubense, foi professora e exerceu sua profissão na Escola Estadual José Lopes de Siqueira. Mãe de família exemplar, Dona Bernadete, como era chamada, se destacava por sua fé no catolicismo, sendo também, uma das primeiras catequistas da história de nossa terra.
Para representar toda nossa Jataúba numa simples bandeira, Abelzinho e Bernadete utilizou as cores: branca, vermelha, marrom e verde. A bandeira se divide ao meio destacando suas principais cores, a cor branca, que representa a paz e o aconchego do então pacato município, e a cor vermelha que representa o simbólico martírio de seu padroeiro, também a luta que a mesma travou para conquistar a sua emancipação.
Há rumores que a bandeira foi modificada com o tempo, que originalmente a mesma possuía a cor vermelha no seu lado esquerdo e a cor beje clara, ou até mesmo cor de terra no lado direito e não a com "Branca" como é tão conhecida.
No centro da bandeira há um escudo com os principais desenhos de figuras da época na qual Jataúba conquistou sua independência, tais como o algodoeiro, maior fonte de economia da época; serras, que representa o principal ponto de referência, a Serra do Jacarará; os cactos, como a forma de vegetação típica desta região e uma pequena representação da nascente do Rio Capibaribe, na Lagoa do Angu, no Sítio Araçá de Jataúba. Outro ponto de conflito surge, pois outros historiadores alegam que tal nascente se divide e até pertence unicamente ao município de Poção, cidade vizinha, atribuindo a Jataúba ser apenas a primeira cidade a ser banhada por tal e famoso rio.
Pelas gravuras do pavilhão, percebemos que já tivemos o prazer de desfrutar de uma fábrica de algodão no território jataubense. Era a “Boxuel" e "SANBRA -  Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro” que se estabeleceu na Rua Nova, hoje, atual Avenida José Lopes de Siqueira.
Independentemente de ser oficial ou não, praticamente a maioria dos jataubenses já se familiarizaram com a atual imagem, tendo-a como sua bandeira e certamente demonstram sua gratidão aos seus criadores Abelzinho e Dona Bernadete pela majestosa inspiração de cores e símbolos depositados. Hoje, mais do que nunca, ela é exemplo e motivação para que unidos possamos permanecer de cabeça firme e lutar por aquilo que for melhor para os nossos munícipes, nos orgulhando sempre de sermos jataubenses.


Recriação da suposta primeira bandeira com sua cores originais.


Bandeira desenhada no PAINT em 1995


Bandeira redesenhada e vetorizada em 2017

Bandeira de Jataúba - 2019

***


Fonte: Pesquisas Diversas
Redação: Guto Mineiro - Blog Memória Jataúba