CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1960 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1970 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1980 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1990 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2000 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2010 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2020

Economia

A economia do lugar é como o alicerce de uma casa. É nela que o seu povo vai se sustentar e é também nela que o tal lugar se desenvolve. É uma especie de troca, onde o município dá o subsídio para que seus habitantes sobrevivam e em contra partida, cada munícipe trabalha, e assim, produz para que o meio no qual ele está inserido também cresça e apareça.
Jataúba cresce populacionalmente numa velocidade incrível. Muitos que passaram por aqui acabaram residindo até hoje e assim, acabam também contribuindo para a construção mútua dessa história. Atualmente, a economia jataubense se resume em quatro pontos primordiais: A Confecção, o Comércio, a Prefeitura e a Agropecuária.
Mostraremos a seguir como se deu e como está até hoje cada um destes pontos, que gera renda para os cidadãos jataubenses e por outro lado, faz também o nosso município crescer, se destacando mais e mais no agreste pernambucano, no Brasil e no Mundo.



COMÉRCIO:


Começaremos pelo começo, falando assim do comércio Jataubense. A economia de Jataúba se iniciou junto com o surgimento do lugar e as primeiras comercializações surgiram em meados do século XIX, quando nas sombras do pé de Jatobá e as margens daquele humilde riacho, os feirantes começavam a negociar as mercadorias sertanejas mais utilizadas daquela época. O povoado foi surgindo e se instalando a partir disso e até hoje, tal comercio ainda existe. O comercio local, através de seus atuais estabelecimentos fixos continuam firmes e fortes e a Feira de Jataúba, proporcionalmente, é atualmente considerada umas das maiores já vista em toda região.

Feira às sombras do pé de Jatobá

Feira de Jataúba na Década de 1950

Feira de fruta de Jatauba (2017)

Feira de Jataúba - Adereços domésticos do nordestino

Feira de mangaio de Jataúba

Comercio local de Jataúba atualmente - Feita de Cereais

Mercearias de Jataúba em atividade (2017)

Mercearia mais antiga de Jataúba atendendo aos seus clientes em 2017

Estabelecimento comercial lojista de Jataúba

Comercio jataubense em seu pleno atendimento

Único, e extinto, banco de Jataúba explodido várias vezes - A falta de segurança é algo que prejudica tanto o comércio como o próprio cidadão jataubense.


PREFEITURA:


A prefeitura de Jataúba ainda é uma das maiores empresas do município. Para o bom funcionamento de um lugar com mais de 17 mil habitantes, o poder público precisa de pessoal para bem servir a maioria do seu povo. Por este motivo, a empresa mais empregatícia de Jataúba é a Prefeitura. O poder executivo conta com um grande quadro de funcionários, entre eles efetivos, contratados, comissionados e cargos de confiança. 
Assim sendo, a empresa contrata um número considerado de servidores, o que a torna uma das principais fontes de renda no município, aquecendo, girando e tornando-se, um dos fatores importantíssimos para a economia do lugar. Segundo o Portal da Transparência, Diário Oficial e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, atualmente a prefeitura conta com um quantitativo médio de aproximadamente 1.000 pessoas no seu total de funcionários, sendo destes XX% servidores  devínculo efetivo. Somente no início de 2015, a prefeitura readmitiu 340 contratados, isso fora o números de cargos de confiança e funcionários efetivos já constante no quadro.
A seguir, veremos algumas imagens que retratam o referido pilar econômico supracitado:

Palácio Municipal de Jataúba (Prefeitura) - Prédio onde funciona também a Secretaria de Finanças e Administração do município.

Centro Administrativo Municipal - Onde funciona setores de serviços públicos do município de Jataúba

Servidores contratados de Jataúba em expediente

Servidores concursados de Jataúba em exercício


AGROPECUÁRIA:


Considerado o primeiro trabalho da história do homem a agricultura e a pecuária também estão inseridas na economia jataubense. Ainda nos tempos atuais, apesar das condições adversas, a agropecuária sempre se reajusta a situação local de seca e ainda é um fator importantíssimo para muitos cidadãos de Jataúba, que fazem desta atividade, algo ainda bastante produtivo.
Desde o inicio até hoje, tudo que é plantado pelas famílias da região é comercializado na feira de Jataúba e também por toda região circunvizinha: Cenoura, beterraba, milho e etc. Assim também como tudo o que é criado na zona rural do município: bovinos, caprinos, suínos, etc. Na época que se deu a emancipação municipal, entre os anos de 1950 a 1962, a gloriosa época do ouro branco, o que se mais produzia pelo homem do campo por aqui era o algodão. Atividade essa que durou até meados da década de 1970. Veja a seguir, algumas imagens que demonstrarão isso:

Plantio de algodão da década de 1960

Armazenamento do algodão colhido na época

Transporte da colheita do algodão rumo a comercialização

Agricultura familiar de Jataúba

Cultivo de beterraba nas terras jataubenses

Diversidade da colheita da agricultura de Jataúba

Criação de gado e derivados em Jataúba

Queijo de Coalho produzido em Jataúba

Criação de Caprinos e derivados em Jataúba

Iogurte feito de leite de cabra em Jataúba

Semanal Feira de Animais - Comercialização de caprinos e bovinos em Jataúba

Castigo da seca em Jataúba e região. Principal dificuldade para a economia agropecuária local.


CONFECÇÃO:


Podemos dizer que a Confecção em Jataúba evoluiu com o tempo. Começou humilde com a Renda Renascença oriunda da zona rural do município (que até hoje é praticada) e consolida-se nos tempos atuais com a Confecção em série de cuecas e calcinhas.
Jataúba possui inúmeras fábricas de confecção em série, ou "Fabrícos" como aqui são chamados​, e confecciona uma enorme demanda de peças do vestuário íntimo de todos os estilos e tamanhos. O fato de ser "rota principal" rumo ao MODA CENTER (Polo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, município vizinho), faz com que Jataúba se destaque. Assim, com o passar do tempo, os jataubenses souberam abraçar a demanda altamente exigida e deram conta do recado no setor, empregando e gerando renda para milhares de pessoas nesse seguimento. 
Já a origem da renda renascença, (assim como a nascente do Rio Capibaribe) é disputada entre os municípios vizinhos: Poção e Jataúba. Mas no contexto econômico, não importa saber quem começou primeiro, o que realmente importa saber é que para muitas pessoas, a prática da Renascença ainda é uma fonte de renda indispensável. Infelizmente, por causa de muitos atravessadores, as rendeiras da renascença ainda ganha pouquíssimo em relação a uma peça já pronta vendida na capital por exemplo, a diferença chega a ser até de 500%. O que realmente falta é um órgão competente, popular e democrático, que defenda os direitos trabalhistas dos costureiros e confeccionistas de Jataúba. Apesar disso, as peças ainda são muito bem vistas a nível nacional e no exterior, e Jataúba se destaca pela façanha de produzir um material diferenciado: a Renascença Colorida.
Veja a seguir, alguns exemplos:

Rendeira em seu oficio de confeccionar a Renascença de Jataúba

Toalha de mesa de Renascença - Peça finalizada

Camisa de Renda Renascença Colorida - Confeccionada em Jataúba

"FABRÍCOS" - Fábricas de confecção em série em pleno funcionamento

Costureiras de Jataúba confeccionando cuecas e calcinhas

Os homens costureiros de Jataúba também no ofício

Demonstrativo das peças a serem negociadas

Peças confeccionadas nos "fabrícos" de Jataúba

Organização dos lotes das peças já prontas

Demanda de cuecas e calcinhas confeccionadas em Jataúba

Estoque das peças já embaladas e prontas para venda


========================

Redação: Guto Mineiro - Blog Memória Jataúba
Fotos: Acervo pessoal / Pesquisas diversas / Ruy Siqueira
Agradecimentos: Rosy Paiva / Sonicleide Farias / Lora
Jataúba - Março/2017