CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1960 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1970 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1980 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 1990 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2000 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2010 CLIQUE E VEJA: Fotos antigas da década de 2020

Prefeitos


Com o passar do tempo, o município de Jataúba foi administrado por várias pessoas, cada uma delas, de certa forma, contribuíram para o progresso desta terra tão amada por todos nós. Abaixo, tentaremos descrever cada uma dessas pessoas que já foram (ou são) responsáveis pelo poder executivo no nosso município:


***


Prefeito: Seu Severo
Nome completo: 
Severiano Barbosa da Silva
Nascimento/Falecimento: 
21/09/1912 ~ 05/07/2005
Escolaridade:  
Alfabetizado
Partido(s)/Mandato(s):
(1º Prefeito nomeado em 1962)


No início de março 1962, Jataúba finalmente alcançou sua independência e se tornou um município. Assim, até que se fizesse o pleito democrático, por 08 meses e alguns dias, teve um prefeito interino e o escolhido foi o Sr. Severiano Barbosa. Nosso primeiro prefeito interino foi nomeado por Cid Feijó Sampaio, o Governador da época, através da influência do deputado Arruda Marinho. Não há registros de ações e obras em nome de Severiano, já que o mesmo estava nomeado temporariamente e pegou a prefeitura no seu estado inicial, isto é, sem capital econômico nenhum. Severiano Barbosa da Silva (In memorian), foi indicado também pelo Sr. José Lopes de Siqueira (Bichinho), um grande líder político da história do nosso município. Seus restos mortais encontram-se no 2° cemitério de nossa cidade.


***


Prefeito: José Higino
Nome completo: 
José Higino de Souza
Nascimento/Falecimento:
05/02/1922 ~ 17/11/2009
Escolaridade:  
Alfabetizado
Partido(s)/Mandato(s):
PRP (1963 a 1966)
ARENA I (1973 a 1976)


Este foi o primeiro prefeito eleito na primeira eleição democrática do nosso município, realizada no ano de 1962 pelo voto direto. 10 anos depois, em 1972, foi reeleito. Em seu segundo mandato, administrou a quarta gestão do município de Jataúba. “Zé Higino” como era chamado, sempre demonstrou ser um homem trabalhador e acima de tudo humilde. Ainda com a situação econômica do município em fase inicial de inclinação e equilíbrio, José Higino sempre se mostrou um visionário e lutou bravamente para que Jataúba se desenvolvesse e fosse um município digno. Assim, foi eleito por dois mandatos. As obras e ações realizadas em sua gestão foram fundamentais para a época, tais como: A construção da Unidade Mista Ana Argemira Correia, eletrificação própria da cidade, construção da maior escola do município a qual leva seu nome, etc. A partir de sua administração, Jataúba inicia sua guinada rumo ao progresso e o crescimento começa a ser ainda mais notável. José Higino (In Memoriam) sempre será lembrado como pioneiro da história de Jataúba, no terceiro  cemitério da cidade é que se encontra seus restos mortais.


***


Prefeito: Zezinho de Melo
Nome completo: 
José Siqueira Lopes
Nascimento/Falecimento: 
10/08/1920 ~ 24/05/2006
Escolaridade:  
Alfabetizado
Partido(s)/Mandato(s):
ARENA I (1967 a 1970)


José Siqueira Lopes foi o segundo prefeito eleito no nosso município pelo voto direto. Natural de Jataúba e irmão de um grande líder político da época, o Sr. José Lopes de Siqueira, o Bichinho (na época, recém-falecido); José Siqueira Lopes foi um dos prefeitos responsáveis pela estabilidade econômica de nossa terra. Sua administração foi um grande marco para nossa população, pois ele construiu calçamentos e também construiu escolas na zona rural e zona urbana. Com sua influência, trouxe a Escola Estadual a qual leva o nome de seu irmão e fez reformas significantes, como a nova o Praça Padre Viturino e o aterramento da Rua Dom Pedro I (Rua Velha) a qual rebatizou de Rua São Sebastião e também o calçamanto e a Praça da rua Dom Pedro II, a qual também, em homenagem, pôs o nome do seu irmão: José Lopes de Siqueira. Jataúba até hoje agradece pela estrutura gerada nesta época, por causa destes primeiros passos, nossa amada terra atualmente não pára de progredir. José Siqueira Lopes (In memorian) com sua personalidade única e inconfundível, se eterniza majestosamemte na história de Jataúba, seus restos mortais se encontram no primeiro cemitério de nossa cidade.


***


Prefeito: Antônio Ribeiro
Nome completo: 
Antônio Bernardo Ribeiro
Nascimento/Falecimento: 
20/08/1925 ~ 25/11/1999
Escolaridade:  
Alfabetizado
Partido(s)/Mandato(s):
ARENA II (1971 a 1972)
PDS I (1983 a 1988)


Antônio Bernardo Ribeiro, conhecido por “Antônio Ribeiro” foi eleito no ano de 1971 a 1973, e logo depois, assumiu seu segundo mandato de 1983 a 1988. A sua maneira própria de administrar, surpreendeu a muitos, já que na época do seu primeiro mandato, Jataúba não tinha muitas oportunidades e ainda estava em fase de evolução financeira. Já nos anos 80, Antônio Ribeiro administrou Jataúba em outra situação financeira, ainda precária, mas bem melhor. Entre vários pontos marcantes, ele foi o responsável por ações e obras fundamentais para cidade, tais como: construção do 2º cemitério da cidade, início da construção do Fórum, Mercado de Farinha no centro da cidade, Clube Municipal, Saneamento, Calçamentos e etc. “In memorian”, Antônio Ribeiro é outra personalidade que nunca sairá dá história de Jataúba e sempre será lembrado pelo seu legado, seus restos mortais também se encontram no primeiro cemitério da cidade, próximo ao hospital.


***


Prefeito: Severino Miguel
Nome completo: 
Severino Miguel dos Anjos
Nascimento/Falecimento:
27/09/1916 ~ 07/05/1994
Escolaridade:  
Alfabetizado
Partido(s)/Mandato(s):
ARENA I (1977 a 1982)


Eleito em 1977, “Severino Miguel” como era chamado, sempre demonstrou ser um homem honesto, desta forma, administrou o nosso município por 06 anos. Em meio a vários pontos marcantes, dentro da sua maneira própria de administrar, podemos citar obras fundamentais que existem até hoje, tais como: a construção do prédio da Prefeitura na Rua Vereador Pedro Doca Filho, o Matadouro Público, Prédio da Câmara de Vereadores, Açude da Luíza, Presídio da cidade, Construção de Postos de Saúde na Zona rural, construção de 20 Escolas no Município, entre outras. Foi por causa de Severino Miguel, que surgiu  abandeira do município de Jataúba, pois foi ele quem na época a "encomendou". Trouxe também em sua gestão, com apoio do governador do estado, o primeiro banco da cidade, o BANDEPE, que era localizado na Praça Rodolfo Graussá em frente ao Mercado Público no centro (onde funcionou o extinto Banco do Brasil). “In memorian”, Severino Miguel foi mais um que saiu da vida para entrar na história de Jataúba, seus restos mortais também se encontram no cemitério "São Sebastião" o primeiro da nossa cidade.


***


Prefeito: Petrônio Siqueira
Nome completo: 
Petrônio Flavio de Queiroz Siqueira
Nascimento/Falecimento:
03/01/1947 ~ 17/05/2018
Escolaridade: 
Segundo Grau Completo
Partido(s)/Mandato(s):
PMDB (1989 a 1992)
PSB (1997 a 2000)


Filho de José Lopes de Siqueira (Bichinho), o primeiro tabelião de Jataúba, Petrônio foi o Prefeito que atravessou o milênio em seu mandato, sendo eleito pelo partido do PMDB e oito anos depois pelo PSB. Sua administração marcou-se pela reforma da Praça Pública que leva o nome do seu pai José Lopes de Siqueira (uma das principais da cidade), pela aquisição de veículos para a área de Educação e Saúde, sanitário público, Chafariz público, vários canais para o saneamento básico, construção de um novo cemitério (o 3º da cidade), entre outras obras e ações. Petrônio assumiu a prefeitura, num momento em que ela atingia uma de suas melhores fases e possuía o apoio do Governo Estadual e Federal. Com a divulgação da Festa da Beterraba e Renascença, sua gestão foi a primeira a levar o nome de Jataúba a outros horizontes e assim, contribuir positivamente para o seu progresso. Em seus dois mandatos, promoveu concurso público no município de Jataúba por duas vezes, um no ano de 1989 e outro no ano de 1997. In memorian e com sua administração ímpar, Petrônio entra para a história de Jataúba como um ícone dominante de liderança política da década de 1990. Seus restos mortais encontram-se no cemitério Parque das Flores, localizado na capital pernambucana.


***


Prefeito: Antônio de Roque
Nome completo: 
Antônio Cordeiro do Nascimento
Nascimento: 
08/11/1957
Escolaridade: 
Ensino Fundamental Completo
Partido(s)/Mandato(s):
PMDB (1993 a 1996)
PMDB (2001 a 2004)
PMDB (2005 a 2008)
PMDB (2013 a 2016)
PMDB (2017 a 2020)


Antônio Cordeiro do Nascimento, conhecido por “Antônio de Roque”, foi eleito por cinco vezes quase que consecutivas, todas elas pelo Partido do PMDB. Entrou para a história de Jataúba e do estado de Pernambuco por ser o prefeito com mais mandatos no currículo. Notavelmente, chegou a prefeitura de Jataúba através de indicação do seu antecessor: Petrônio Siqueira. Em sua administração podemos citar obras significativas como: Ampliação do Hospital Ana Argemira Correia, aquisição de veículos para Educação e Saúde, calçamentos, reforma do prédio da Prefeitura, construção e reformas de escolas, transportes escolares, construção de quadra poliesportivas da Escola José Higino de Sousa, construção de Postos de Saúde (PSF) na zona rural, Prédio do Centro Administrativo, entre outras. Dirigiu a prefeitura também numa boa fase, com o apoio do governo: Estadual e Federal,  o que resultou para sua gestão, a inauguração dos principais asfaltos que dão acesso à cidade, a PE-145 que liga Jataúba ao Brejo da Madre de Deus e a PE-160, que liga Jataúba ao município de Santa Cruz do Capibaribe. Dentro dos seus cinco mandatos, promoveu concurso público no município de Jataúba por apenas uma vez, no ano de 2019. 


*** 


Prefeito: Sinaldo
Nome completo: 
Carlos Lucinaldo da Silva Santos
Nascimento: 
02/11/1965
Escolaridade: 
Ensino Fundamental Incompleto
Partido(s)/Mandato(s):
PMDB (2009 a 2012)


Eleito por influencia política de seu antecessor Antônio de Roque, Sinaldo como é conhecido, chegou a vitória com 56% dos votos. Em sua gestão, o município foi contemplado com obras como: calçamento da Avenida José Lopes no que se refere a região do bairro Augusto de Melo (Cohab) e a passagem molhada que dá acesso ao Bairro Seu Teté. Com parceria com o Governo do Estado, em sua gestão foi inaugurado o asfalto da PB-214, que liga Jataúba ao município de Congo na Paraíba. Também em sua gestão e com parceria com o governo de Pernambuco, foi entregue a população a Academia das Cidades, uma praça com opção de laser e atividade física para os jataubenses. Obras como a quadra poliesportiva da Escola Antônio Vieira de Melo, o Posto de Saúde da Cohab e o prédio próprio do SAMU na Av. Santa Cruz, foram idealizadas e iniciadas por Sinaldo. Neste mesmo período foi também aprovado o PCC - Plano de Cargos e Carreiras, uma lei que estabeleceu aos professores efetivos do município um piso salarial superior ao piso da lei nacional.


***


Prefeita: Drª Cátia Ribeiro
Nome completo: 
Cátia Junsara Rodrigues Aquilino
Nascimento: 
27/10/1967
Escolaridade: 
Ensino Superior Completo
Partido(s)/Mandato(s):
REPUBLICANOS (2021 a 2024)


A 9ª pessoa a assumir a gestão do município e a 8ª eleita ao cargo de prefeito com 58% dos votos do eleitorado jataubense é CÁTIA JUNSARA, mais conhecida por "Drª Cátia". Ela é natural de Ouricuri-PE e é mulher do empresário e líder político Boy Ribeiro, natural de Jataúba. Suas ações diante da 15ª gestão do município possuem foco nas políticas educacionais, posse de novos efetivos e no fomento a assistência social como mecanismo de inserção social da população carente do município. Em atuação conjunta ao Governo do Estado, Deputados e ao próprio Tribunal de Contas, a Prefeita Cátia reformou escolas da zona urbana e rural, ampliou e requalificou a Unidade Mista Ana Argemira Corrêa, executou o calçamento do bairro Seu Teté, pleiteou diversas emendas para a construção de escolas na zona rural do município, fomentou a cultura local e também o crescimento da renda renascença como marco municipal e símbolo da força do trabalho feminino.


***




Fonte: Pesquisas Diversas - TSE - Tribunal Superior Eleitoral
Redação: Guto Mineiro - Blog Memória Jataúba
Última atualização: Janeiro/2022